Mung Daal (Vinagre Radiado)
Mung Daal, também conhecido como “Green Gram” em sânscrito, é um tipo de lentilha.(HR/1)
Leguminosas (sementes e brotos) são um item popular da dieta diária que contém uma variedade de nutrientes e atividade biológica. Efeitos antioxidantes, antidiabéticos, antimicrobianos, anti-hiperlipidêmicos e anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e anticancerígenos, antitumorais e antimutagênicos são apenas algumas das ações que possuem inúmeros produtos químicos bioativos benéficos à saúde. A ingestão regular de feijão mungo pode ajudar a controlar a flora de enterobactérias, limitar a absorção de drogas nocivas e diminuir o risco de hipercolesterolemia e doença cardíaca coronária. O feijão mungo é altamente eficaz em vários setores, incluindo alimentos, medicamentos e cosméticos, de acordo com dados.
Mung Daal também é conhecido como :- Vigna radiata, Phaseolus radiatus, Mungalya, Moong, Green Gram, Mug, Mag, Munga, Hesara, Hesorubali, Cherupayar, Muga, Jaimuga, Mungi, Munga Pattchai Payaru, Pasi Payaru, Siru Murg, Pesalu, Pachha Pesalu, Moong.
Mung Daal é obtido de :- Plantar
Usos e benefícios de Mung Daal:-
De acordo com vários estudos científicos, os usos e benefícios do Mung Daal (Vigna radiata) são mencionados abaixo(HR/2)
- Indigestão : indigestão é causada pela digestão insuficiente dos alimentos consumidos. Agnimandya é a principal causa de indigestão (fogo digestivo fraco). Devido à sua propriedade Deepan (aperitivo), Mung Daal ajuda a aumentar o Agni (fogo digestivo) para tratar a dispepsia. Mung Daal é muito fácil de engolir graças à sua qualidade Laghu (leve). Mung Daal pode ser tomado para ajudar na indigestão, adicionando uma pitada de Hing enquanto o ferve.
- Perda de apetite : A perda de apetite está ligada ao Agnimandya (má digestão) na Ayurveda e é causada por um desequilíbrio dos doshas Vata, Pitta e Kapha, bem como por variáveis psicológicas. Isso causa digestão ineficiente de alimentos e liberação insuficiente de suco gástrico no estômago, resultando em perda de apetite. Devido à sua virtude Deepan (aperitivo), Mung Daal auxilia no aprimoramento de Agni (fogo digestivo) e promove o apetite. Devido à sua qualidade Laghu (leve), também é considerado um bom estimulante digestivo e aperitivo.
- Hiperacidez : termo “hiperacidez” refere-se a um excesso de ácido no estômago. Pitta se agrava quando o fogo digestivo é prejudicado, resultando na digestão incorreta dos alimentos e na criação de Ama (toxina que permanece no corpo devido à digestão inadequada). A hiperacidez é causada pelo acúmulo de Ama no trato digestivo. Devido às suas qualidades de equilíbrio Pitta e Deepan (aperitivo), Mung Daal ajuda a evitar a geração excessiva de ácido e promove a digestão, oferecendo alívio da hiperacidez.
- Diarréia : diarreia, também conhecida como Atisar em Ayurveda, é causada por um desequilíbrio do dosha Vata. Vata é agravado por comida imprópria, água suja, poluentes, tensão mental e Agnimandya (fogo digestivo fraco). Este Vata agravado atrai fluido para o cólon de vários tecidos corporais e o mistura com as fezes, resultando em diarréia (movimentos soltos e aquosos). A propriedade Grahi (absorvente) de Mung Daal ajuda na absorção do excesso de líquido dos intestinos, prevenindo a diarreia. Leve Mung Daal para ajudar com Diarréia-a. A diarreia pode ser tratada com Mung Daal na forma de um leve Khichdi.
- Problemas oculares : Um desequilíbrio de Pitta e Kapha dosha é a causa mais comum de distúrbios oculares, como queimação, coceira ou irritação. O equilíbrio Pitta-Kapha de Mung Daal e as características de Netrya (tônico ocular) ajudam no gerenciamento de problemas oculares. Ajuda na prevenção do agravamento do dosha, bem como na redução de sintomas como ardor, coceira ou irritação nos olhos.
- Problemas de pele : “Mung Daal é bom para a pele e pode ajudar com problemas como acne, queimação, coceira e inflamação”. Um desequilíbrio de Pitta e Kapha dosha causa esses problemas. Devido ao seu equilíbrio Pitta-Kapha, qualidades Sita (cool) e Kashaya (adstringente), Mung Daal auxilia no seu gerenciamento. Auxilia na prevenção e alívio de doenças da pele. a. Mergulhe 50 g de Mung Daal durante a noite em uma bacia e esmague-o em uma pasta fina na manhã seguinte para adquirir uma pele saudável e brilhante. b. Para a pasta, adicione 1 colher de chá de mel cru e 1 colher de chá de óleo de amêndoa. c.Aplique uniformemente este pacote de rosto em seu rosto. d.Deixe-o por 15-20 minutos antes de lavá-lo com água pura. Aplique este pacote a cada dois dias para dar à sua pele um brilho saudável. a. Mergulhe 1/4 xícara de Mung Daal durante a noite e esmague-o em uma pasta fina pela manhã para se livrar de espinhas ou acne. b.À pasta, adicione 2 colheres de ghee artesanal. c.Aplique esta pasta em sua pele em um movimento ascendente. d.Aplique esta pasta três vezes por semana para manter a acne e espinhas afastadas.
Video Tutorial
Precauções a serem tomadas ao usar Mung Daal:-
De acordo com vários estudos científicos, as precauções abaixo devem ser tomadas ao tomar Mung Daal (Vigna radiata)(HR/3)
-
Precauções especiais a tomar enquanto estiver a tomar Mung Daal:-
De acordo com vários estudos científicos, precauções especiais abaixo devem ser tomadas ao tomar Mung Daal (Vigna radiata)(HR/4)
- Alergia : Algumas pessoas podem ter reações irritantes leves depois de comer mung daal. Como resultado, geralmente é recomendado que você procure aconselhamento médico antes de integrar Mung Daal em sua dieta.
Como tomar Mung Daal:-
De acordo com vários estudos científicos, Mung Daal (Vigna radiata) pode ser levado para os métodos mencionados abaixo(HR/5)
- Mung Daal : Tome quatro a oito colheres de chá de Mung Daal. Adicione água a ele. Adicione açafrão e sal com base no seu gosto. Ferva o Daal efetivamente em uma panela de pressão. Aprecie os pratos Mung Daal uma a duas vezes ao dia para ajudar a preservar a boa digestão dos alimentos.
- Mung Daal Halwa : Pegue quatro a cinco colheres de chá de ghee em uma panela. Adicione dez a quinze colheres de chá de pasta Mung Daal. Cozinhe a pasta corretamente em fogo médio com agitação constante. Adicione açúcar e frutas completamente secas de acordo com seu gosto. Aprecie o saboroso Mung Daal halwa como uma sobremesa saudável. Isso também ajudará a manter boa digestão de alimentos, desejos e fornecer resistência internamente.
- Pasta Mung Daal : Tome duas a três colheres de chá de pasta Mung Daal. Adicione o leite a ele. Aplique no rosto e também no corpo. Deixe descansar por quatro a cinco minutos. Lave completamente com água da torneira. Use este remédio duas a três vezes por semana para eliminar a pele completamente seca e áspera.
- Mung Daal em pó : Tome duas a três colheres de chá de pó de Mung Daal. Adicione um pouco de água e vinagre de maçã para desenvolver uma pasta. Aplique uniformemente no cabelo e no couro cabeludo. Deixe descansar por duas a três horas. Lave com shampoo e água. Use este remédio uma a duas vezes por semana para obter cabelos lisos e brilhantes.
Quanto Mung Daal deve ser tomado:-
De acordo com vários estudos científicos, Mung Daal (Vigna radiata) deve ser tomado nas quantidades mencionadas abaixo(HR/6)
- Pasta Mung Dal : Duas a três colheres de chá ou conforme sua necessidade.
- Pó Mung dal : Duas a três colheres de chá ou conforme sua necessidade.
Efeitos colaterais de Mung Daal:-
De acordo com vários estudos científicos, os efeitos colaterais abaixo precisam ser levados em consideração ao tomar Mung Daal (Vigna radiata)(HR/7)
- Irritabilidade
- Fadiga
- Impaciência
- Diarréia
- Náusea
- Cãibras no abdômen
Perguntas frequentes relacionadas ao Mung Daal:-
Question. O amido Mung Daal é saudável?
Answer. Sim, o amido Mung Daal é benéfico para sua saúde. O amido de Mung Daal é benéfico para o estômago e os intestinos. É rico em nutrientes e pode ser usado para melhorar uma variedade de dietas saudáveis. É especialmente benéfico para pessoas com um sistema digestivo enfraquecido.
Question. Você pode comer feijão mungo cru?
Answer. O feijão mungo é bastante firme quando cru, tornando-o difícil de digerir e eliminar. É por isso que é melhor consumi-los depois de encharcados e/ou fervidos.
Question. Você tem que deixar o feijão mungo de molho antes de cozinhar?
Answer. O feijão mungo deve ser embebido antes de ser cozido. Mergulhar o feijão mungo em água por alguns minutos facilita o cozimento.
Question. Mung Daal é bom para diabetes?
Answer. Devido às suas características antioxidantes e anti-inflamatórias, Mung Daal pode auxiliar no controle do diabetes. Protege as células beta pancreáticas de lesões e aumenta a liberação de insulina, diminuindo os níveis de açúcar no sangue.
Diabetes, também conhecido como Madhumeha, é causado por um desequilíbrio do dosha Vata-Kapha e má digestão. A digestão prejudicada causa um acúmulo de Ama (resíduos tóxicos deixados no corpo como resultado de uma digestão defeituosa) nas células pancreáticas, prejudicando a atividade da insulina. Apesar de seu sabor Madhur (doce), Mung Daal ajuda no controle do diabetes, mantendo um nível normal de insulina devido às suas qualidades de equilíbrio Kapha e Kashaya (adstringente). Isso ajuda na manutenção de níveis normais de açúcar no sangue no corpo, prevenindo assim a diabetes.
Question. Mung Daal ajuda na manutenção da saúde?
Answer. Sim, as propriedades Deepan (aperitivo) e Balya (fornecedor de força) de Mung Daal ajudam a manter uma boa saúde. Ajuda a digestão aumentando a fome e fornece força interna ao corpo, o que ajuda a manter ossos e músculos fortes.
Question. O feijão mungo é bom para gerenciar altos níveis de ácido úrico no corpo?
Answer. Por causa de suas qualidades Laghu (leve) e Deepan (aperitivo), o feijão mungo é eficaz na redução dos níveis de ácido úrico no corpo. O excesso de ácido úrico é um problema que ocorre quando os rins são incapazes de realizar o procedimento normal de excreção devido à digestão fraca ou inadequada. O feijão mungo ou Mung Daal ajuda na digestão e é facilmente digerido, o que ajuda a manter um nível normal de ácido úrico.
Question. O feijão mungo é bom para o fígado?
Answer. Por causa de suas qualidades Laghu (leve) e Deepan (aperitivo), o feijão Mung é benéfico para o fígado e algumas doenças relacionadas ao fígado, como a dispepsia. Auxilia no aumento do Agni (fogo digestivo) e na melhoria da digestão, resultando em um fígado saudável.
Question. O feijão mungo é bom para bebês?
Answer. Não há evidências científicas suficientes para apoiar os benefícios de Mung Daal para recém-nascidos.
Question. O feijão mungo é bom para a gota?
Answer. gota é causada por um desequilíbrio do dosha Vata, bem como uma digestão inadequada, o que resulta em um aumento nos níveis de ácido úrico. Por causa de suas qualidades Laghu (leve) e Deepan (aperitivo), o feijão mungo é benéfico para diminuir os níveis de ácido úrico no corpo. O excesso de ácido úrico é um problema que ocorre quando os rins são incapazes de realizar o procedimento normal de excreção devido à digestão fraca ou inadequada. O feijão mungo ou Mung Daal ajuda na digestão e é fácil de digerir, o que ajuda a manter um nível normal de ácido úrico e, portanto, prevenir a gota.
Question. Mung Daal é bom para artrite?
Answer. As qualidades antioxidantes e anti-inflamatórias de Mung Daal podem ajudar no tratamento dos sintomas artríticos. Mung Daal contém compostos que inibem a função de uma proteína inflamatória que causa inflamação. Isso alivia a dor e a inflamação nas articulações relacionadas à artrite.
Sim, Mung Daal pode ser útil no tratamento da artrite. A artrite é causada por uma falta ou digestão inadequada. Mung Daal é facilmente digerível devido ao seu caráter Laghu (leve). Mung Daal também é útil para a artrite, pois tem uma qualidade Deepan (aperitivo) que ajuda na digestão.
Question. O feijão mungo é bom para o colesterol?
Answer. Sim, as propriedades de redução do colesterol de Mung Daal podem ajudar no controle do colesterol. Reduz o colesterol total, triglicerídeos e colesterol ruim (lipoproteína de baixa densidade) no corpo enquanto aumenta o colesterol bom (lipoproteína de alta densidade).
Um desequilíbrio de Agni causa colesterol alto (fogo digestivo). O excesso de toxinas na forma de Ama (restos tóxicos no corpo devido à digestão incorreta) entopem os vasos sanguíneos devido à má digestão. Devido à sua função Deepan (aperitivo), Mung Daal ajuda na digestão, limitando a produção de toxinas no corpo.
Question. Mung Daal é bom para pressão alta?
Answer. Mung Daal pode ajudar a regular a pressão arterial bloqueando a ação de uma enzima que causa pressão alta, mas não há dados científicos suficientes para comprovar isso.
Question. O feijão mungo é bom para pacientes renais?
Answer. Não há dados científicos suficientes para apoiar o uso de feijão mungo em pacientes com distúrbios renais.
Question. O Mung Daal ajuda a reduzir a inflamação?
Answer. Sim, as qualidades anti-inflamatórias de Mung Daal podem ajudar a diminuir a inflamação. Reduz a dor e a inflamação no corpo, inibindo a função de mediadores específicos que induzem a inflamação.
inflamação é geralmente causada por um desequilíbrio do dosha Vata-Pitta. Devido às suas propriedades de equilíbrio Pitta, Mung Daal auxilia na prevenção e redução da inflamação.
Question. Mung Daal ajuda a controlar a obesidade?
Answer. Sim, Mung Daal é bom para pessoas com excesso de peso porque é pobre em gordura e rico em fibras. Faz você se sentir completo e diminui seus desejos. Também é baixo em calorias e possui ingredientes específicos que ajudam a queimar mais calorias, o que ajuda na perda de peso.
O ganho de peso (obesidade) é causado por maus hábitos alimentares e um estilo de vida sedentário, o que resulta em um trato digestivo enfraquecido. O dosha Kapha, quando inflamado, contribui para o crescimento de peso não saudável. As toxinas na forma de lipídios e Ama são formadas e acumuladas como resultado de digestão inadequada ou ausente. Devido às suas qualidades de equilíbrio Kapha e Deepan (aperitivo), Mung Daal auxilia na prevenção de toxinas no corpo, auxiliando no controle da obesidade.
Question. Como Mung Daal ajuda no gerenciamento de distúrbios gastrointestinais?
Answer. As características antimicrobianas e antibacterianas de Mung Daal podem auxiliar no tratamento de problemas gastrointestinais. Mung Daal tem compostos que retardam o crescimento de germes que causam doenças gastrointestinais.
Um desequilíbrio de Pitta dosha, que causa indigestão, é a causa mais comum de problemas gastrointestinais. Por causa de suas qualidades de equilíbrio Pitta e Deepan (aperitivo), incluindo Mung Daal em sua dieta normal, ajuda na digestão, o que ajuda a controlar problemas gastrointestinais.
Question. Mung Daal é útil em casos de sepse?
Answer. A sepse é um distúrbio que surge quando o sistema imunológico do corpo reage a uma infecção. Contém propriedades antibacterianas que restringem o desenvolvimento de germes, além de liberar compostos para combater infecções, prevenindo a sepse.
Question. Mung Daal (feijão) pode causar alergias?
Answer. Sim, Mung Daal pode causar reações alérgicas em certas pessoas. Em pessoas alérgicas ao Mung Daal, comê-lo pode aumentar a liberação de mediadores específicos que estimulam a resposta alérgica.
Question. O feijão mungo causa inflamação?
Answer. Não há dados científicos suficientes para apoiar o papel de Mung Daal na inflamação.
Question. Mung Daal é bom para a pele?
Answer. Sim, Mung Daal pode ser benéfico para a pele porque contém componentes (flavonas) que possuem propriedades de clareamento da pele. Devido à presença de flavonas, é utilizado como ingrediente cosmético.
Sim, Mung Daal é bom para sua pele. Devido às suas características de equilíbrio Pitta-Kapha, Kashaya (adstringente) e Sita (fresco), dá à pele um brilho saudável e a mantém livre de acne / espinhas.
Question. O feijão mungo é bom para eczema?
Answer. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o Mung Daal é considerado benéfico no tratamento do eczema. Quando aplicado na pele, alivia a dor e a inflamação associadas ao eczema. Também ajuda no alívio da coceira.
eczema é uma condição da pele causada por um desequilíbrio do dosha Pitta. Causa sintomas como coceira, irritação e dor em alguns casos. Por causa de suas qualidades de equilíbrio Pitta, Kashaya (adstringente) e Sita (fresco), Mung Daal pode ajudar a aliviar os sintomas do eczema, como coceira, irritação e dor. Ele também fornece um efeito refrescante e calmante para a área afetada.
Question. O feijão mungo é bom para o cabelo?
Answer. Os benefícios do feijão mungo para o cabelo não são bem apoiados por pesquisas científicas.
SUMMARY
Leguminosas (sementes e brotos) são um item popular da dieta diária que contém uma variedade de nutrientes e atividade biológica. Efeitos antioxidantes, antidiabéticos, antimicrobianos, anti-hiperlipidêmicos e anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e anticancerígenos, antitumorais e antimutagênicos são apenas algumas das ações que possuem inúmeros produtos químicos bioativos benéficos à saúde.



