Bael (Aegle marmelos)
Bael, também conhecido como “Shivaduma” ou “Árvore do Senhor Shiva”, é uma árvore sagrada na Índia.(HR/1)
É também uma erva medicinal valiosa com uma variedade de aplicações na medicina tradicional. A raiz, folha, tronco, fruto e sementes de Bael são eficazes no tratamento de muitas doenças. A polpa da fruta verde Bael misturada com açúcar ou mel, de acordo com a Ayurveda, é particularmente benéfica no tratamento de diarreia, disenteria e outras doenças gastrointestinais. A decocção da folha de Bael com pimenta preta também pode ajudar na constipação por causa de suas propriedades laxantes. Devido às suas propriedades expectorantes, também ajuda no controle da tosse. Isso estimula a liberação de escarro pelas vias aéreas e facilita a respiração. É benéfico massagear o pó de folha de Bael com óleo de coco no couro cabeludo para promover o crescimento do cabelo, pois nutre o cabelo. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, esta pasta também pode ser usada para tratar problemas oculares como abscessos. A polpa de Bael também pode ser usada como um pacote de rosto para dar à sua pele uma aparência jovem. A fruta Bael não deve ser consumida em grandes quantidades por causa de suas propriedades laxantes, que podem causar constipação.
Bael também é conhecido como :- Aegle marmelos, Sriphala, Vael, Bela, Bilva, Bael Root, Bengal Marmelos, Bilivaphal, Bill, Bilum, Koovalam, Baela, Bel, Bil, Vilvam, Maredu, Wood Apple
Bael é obtido de :- Plantar
Usos e benefícios do Bael:-
De acordo com vários estudos científicos, os usos e benefícios do Bael (Aegle marmelos) são mencionados abaixo(HR/2)
- Diarréia : Bael pode ser útil no tratamento da diarreia. Bael possui propriedades antibacterianas e antidiarreicas. Bael suprime a liberação de venenos por microorganismos perigosos e retarda seu crescimento. Em casos de diarreia, Bael regula a infecção e reduz a frequência das fezes.
- Constipação : Bael pode ser útil no tratamento da constipação. O fruto da árvore bael tem qualidades laxantes. A fruta madura de Bael é rica em fibras, o que ajuda na limpeza intestinal.
- Urticária : A urticária é uma reação alérgica que também é chamada em Ayurveda como Sheetpitta. Isso ocorre quando Vata e Kapha estão desequilibrados, bem como quando Pitta está comprometido. Por causa de suas características de equilíbrio Vata e Kapha, Bael pode ajudar com Urticária. Dicas: a. Tome 1-2 colheres de chá de suco de Bael ou conforme indicado pelo seu médico. b. Combine com água de rosas ou óleo de coco e aplique na região afetada. b. Se você quiser se livrar da urticária, deixe por 4-5 horas.
- Caspa : caspa, segundo a Ayurveda, é uma doença do couro cabeludo caracterizada por escamas de pele seca. Isso ocorre porque Vata é exacerbado. Bael tem qualidades anticaspa e ajuda a equilibrar o dosha Vata. Tome o pó de casca de Bael como exemplo. b. Massageie com óleo de coco regularmente. c. Para melhores efeitos, faça isso por pelo menos 1-2 meses.
Video Tutorial
Precauções a serem tomadas ao usar Bael:-
De acordo com vários estudos científicos, as precauções abaixo devem ser tomadas ao tomar Bael (Aegle marmelos)(HR/3)
-
Precauções especiais a tomar enquanto estiver a tomar Bael:-
De acordo com vários estudos científicos, precauções especiais abaixo devem ser tomadas ao tomar Bael (Aegle marmelos)(HR/4)
- Pacientes com diabetes : Bael tem o potencial de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Como resultado, ao tomar Bael com outros medicamentos antidiabéticos, normalmente é recomendado que você monitore seu nível de açúcar no sangue.
Como tomar Bael:-
De acordo com vários estudos científicos, Bael (Aegle marmelos) pode ser levado para os métodos mencionados abaixo(HR/5)
- Suco Bael (Sharbat) : Tome meia a uma xícara de Bael Sharbat. Misture com água e beba depois de tomar alimentos leves uma ou duas vezes ao dia. Beba isso para eliminar a diarréia ou disenteria.
- Bael Churna : Tome um quarto a meia colher de chá de Bael churna. Misture com água e também tome depois do almoço e também do jantar.
- Chá Bael : Pegue uma a duas colheres de chá de polpa de Bael assada. Adicione água quente a ele. Mexa por um a dois minutos.
- Bael Squash : Tome três a quatro colheres de chá de polpa de Bael em um copo. Despeje um pouco de água fria nele. Mexa por dois a três minutos. Coe e acrescente também a água. Beba isso para refrescar os impactos na barriga.
- Cápsula de Bael : Tome uma a duas cápsulas de Bael. Engula-o com água de preferência após a loiça.
- Comprimidos de Bael : Tome um a dois comprimidos de Bael. Engula com água de preferência após as refeições.
- Bael Murabba : Tome duas a três colheres de chá de Bael murabba. Tome-o idealmente na refeição da manhã para uma digestão muito melhor.
- Doces Bael : Você pode levar doces Bael de acordo com seu gosto e exigência.
- Suco Bael : Tome uma a duas colheres de chá de suco de Bael. Misture com óleo de coco ou água escalada. Aplique na área danificada e também deixe por quatro a cinco horas. Lave abundantemente com água da torneira.
- Bael Pulp Scrub : Tome uma a duas colheres de chá de polpa de Bael. Massageie suavemente o rosto e o pescoço por quatro a cinco minutos. Lave bem com água da torneira.
- Bael Pó com Pacote de Cabelo : Tome uma a duas colheres de chá de pó de Bael. Adicione o óleo de coco a ele, bem como mexa. Massageie o cabelo e deixe-o descansar por quatro a cinco horas. Enxágue com shampoo de cabelo e água.
Quanto Bael deve ser tomado:-
De acordo com vários estudos científicos, Bael (Aegle marmelos) deve ser tomado nas quantidades mencionadas abaixo(HR/6)
- Suco Bael : Meia a uma xícara duas vezes ao dia ou conforme seu gosto.
- Bael Churna : Um quarto a meia colher de chá duas vezes por dia.
- Cápsula de Bael : Uma a duas cápsulas duas vezes ao dia.
- Bael Tablet : Uma a duas cápsulas duas vezes ao dia.
- Bael Candy : Quatro a cinco doces ou conforme sua exigência.
- Pó de Bael : Meia a uma colher de chá ou conforme sua necessidade.
Efeitos colaterais do Bael:-
De acordo com vários estudos científicos, os efeitos colaterais abaixo precisam ser levados em consideração ao tomar Bael (Aegle marmelos)(HR/7)
- Ainda não há dados científicos suficientes disponíveis sobre os efeitos colaterais desta erva.
Perguntas frequentes relacionadas ao Bael:-
Question. Como comer frutas frescas de Bael?
Answer. 1. Como consumir a fruta Bael madura: a. Remova a casca do Bael. b. Amasse bem e deixe a polpa de molho por pelo menos duas horas antes de comê-la. 2. Faça o suco Bael de duas maneiras: a. Corte a fruta Bael ao meio e retire a polpa com uma colher. c. Amasse bem e tempere com leite. c. Coe o suco e beba.
Question. Como é o gosto de Bael?
Answer. Bael tem seu próprio perfil de sabor distinto. Tem gosto de uma combinação de manga e banana no início. O sabor torna-se ligeiramente adstringente e refrescante após alguns segundos.
Question. A madeira de Bael é comestível?
Answer. A madeira de Bael não é comestível e não possui propriedades medicinais.
Question. Bael pode irritar o estômago?
Answer. Disenteria, diarreia e outras doenças gastrointestinais podem ser tratadas com a fruta verde Bael. No entanto, se consumido em grandes quantidades, pode causar constipação. Isso se deve ao fato de ser Grahi (absorvente). Dicas: 1. Tome 1-2 colheres de chá de polpa de Bael que ainda não está madura. 2. Asse e adoce com mel e açúcar. 3. Tome-o uma ou duas vezes por dia para aliviar a disenteria e a diarreia.
Question. O suco de Bael é ruim para a asma?
Answer. Não, a fruta ou o suco Bael podem ajudar com uma variedade de problemas respiratórios, como resfriados, asma e bronquite. Isso se deve à sua capacidade de equilibrar o dosha Kapha.
Question. Bael é bom para diabetes?
Answer. Por causa de suas propriedades antidiabéticas, Bael é eficaz no controle do diabetes. Bael ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue. A secreção de insulina também é aumentada por Bael. Bael diminui a incidência de problemas relacionados ao diabetes devido às suas propriedades antioxidantes.
Question. Bael é bom para o fígado?
Answer. Sim, Bael é benéfico para o fígado. Atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e hepatoprotetoras estão presentes. As folhas de Bael ajudam a proteger o fígado dos efeitos do uso de álcool.
Question. Bael é bom para úlceras?
Answer. Bael tem propriedades anti-úlcera. Uma das causas mais comuns de úlceras estomacais é o estresse oxidativo. Luvangetina, uma molécula encontrada em Bael, é um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir a formação de úlceras.
Question. Bael age como um contraceptivo?
Answer. Sim, Bael é um contraceptivo masculino eficaz. De acordo com pesquisas com animais, a casca de Bael reduz os níveis de testosterona. Diminui a contagem e a motilidade dos espermatozóides, inibindo a produção de espermatozóides. Como resultado, Bael evita a gravidez. No entanto, uma vez que o tratamento é interrompido, a fertilidade pode ser recuperada.
Question. Bael ajuda a controlar a asma?
Answer. Bael realmente tem propriedades anti-asmáticas e anti-histamínicas. Produtos químicos indutores de alergia causam contrações traqueais. Essas contrações são conhecidas por serem reduzidas por Bael. Bael também ajuda a minimizar a produção de catarro e os sintomas de asma.
Question. Quais são os benefícios para a saúde da fruta Bael para mulheres grávidas?
Answer. Durante a gravidez, comer frutas Bael pode ajudar a evitar vômitos. Se consumido duas vezes ao dia, uma mistura de água de arroz fervida e polpa de fruta verde Bael pode ajudar a controlar o vômito durante a gravidez.
Question. Quais são os benefícios da folha de Bael?
Answer. As propriedades terapêuticas da folha de bael são numerosas. Atua como um laxante moderado, soltando as fezes e prevenindo a constipação. Devido às suas propriedades expectorantes, também auxilia no controle da tosse em pacientes com asma e bronquite. As propriedades anti-inflamatórias da folha de Bael ajudam no tratamento de febre, sangramento nasal e problemas oculares, como conjuntivite e outras infecções.
Devido às suas características de equilíbrio Vata-Kapha e Shothhar (anti-inflamatórias), a folha de bael é benéfica em condições como febre, desconforto e qualquer outra doença causada por um desequilíbrio do dosha Vata-Kapha. Auxilia no equilíbrio desses doshas e na redução dos sintomas de dor e febre. Devido às suas características de equilíbrio Vata e Kapha, também auxilia no controle da asma, tosse e sintomas de resfriado. Se uma decocção de suas folhas for tomada com pimenta preta, pode ajudar na constipação.
Question. Bael causa erupções cutâneas?
Answer. Por causa de suas qualidades Ropan (curativas), Bael não cria erupções cutâneas. Se você tem pele hipersensível, no entanto, deve consultar um médico antes de usar Bael.
Question. O Bael promove a cicatrização de feridas?
Answer. Sim, Bael ajuda na cicatrização de feridas. Quando aplicado topicamente, o bael ajuda na produção de novas células da pele e melhora a cicatrização de feridas.
Porque Bael tem uma qualidade Ropan (cura), ajuda na cicatrização de feridas. Quando administrado na área danificada, promove uma rápida cicatrização.
Question. Pode Bael ser usado para Infecções oculares?
Answer. Sim, as folhas de Bael podem ajudar com conjuntivite e outros problemas oculares. A decocção da flor de Bael também pode ser usada como loção para os olhos para tratar infecções.
Question. O Bael pode ser usado em caso de queimaduras?
Answer. Sim, o pó de frutas Bael pode ser usado para curar queimaduras do lado de fora. 1. Misture o pó da fruta Bael e o óleo de mostarda em uma tigela. 2. Aplique na área queimada.
Question. Pode Bael ser usado para Infecções de ouvido?
Answer. Sim, Bael pode ser usado para tratar infecções de ouvido. Bael possui efeitos anti-inflamatórios e adstringentes. A irritação do ouvido e a secreção de pus são reduzidas com Bael.
Question. Bael tem um papel na leucoderma?
Answer. Sim, Bael é prescrito para o tratamento de leucoderma. Psoraleno em Bael aumenta a resistência da pele à luz solar e ajuda na manutenção da cor natural da pele.
Quando administrado na área danificada, Bael auxilia no processo de cicatrização. Isso se deve ao fato de ter uma propriedade Ropan (cura).
Question. Quais são os benefícios de usar folhas de Bael para o cabelo?
Answer. limoneno, que é utilizado como cheiro no óleo capilar, é encontrado no óleo da folha de bael. Quando misturado com sementes de cominho e massageado no couro cabeludo, também serve como tônico capilar.
Um agravamento do Kapha dosha pode causar problemas capilares, como caspa, coceira ou couro cabeludo oleoso. Devido às suas propriedades de equilíbrio Kapha, Bael pode ajudar no tratamento de certas doenças. Auxilia na remoção do excesso de oleosidade do couro cabeludo e proporciona saúde e brilho natural ao cabelo. uma. Meça 1-2 colheres de chá de pó de Bael. b. Misture bem o óleo de coco. c. Massageie o cabelo e o couro cabeludo por 4-5 horas antes de enxaguar. c. Enxágue com água e xampu.
SUMMARY
É também uma erva medicinal valiosa com uma variedade de aplicações na medicina tradicional. A raiz, folha, tronco, fruto e sementes de Bael são eficazes no tratamento de muitas doenças.